quarta-feira, 15 de julho de 2009

Volkswagen e seus planos para 2028.

A indústria automobilística alemã está sempre preocupada com alguma coisa. Está sempre desenvolvendo carros magníficos, com tecnologia inovadora, design, robustez, economia, performance... e tudo mais.


Pois bem, a Volkswagen está preocupada com o futuro. E o futuro está sendo planejado massivamente nas relações virtuais do homem com a máquina e com o ambiente. Tudo vai depender da conectividade de uma coisa com outra.

Pensando nisso, eles desenvolveram 5 visões (ou previsões, como preferir):


Vision 01: Emission-free cars
É a proposta de neutralizar quase totalmente a emissão de Co2 na atmosfera pelos automóveis. Buscando, para isso, aprimorar e optimizar a tecnologia já em uso do carro híbrido - abastecido principalmente com energia elétrica.


Vision 02: Car as living spaces
O carro do futuro irá tocar as suas músicas favoritas automaticamente, a qualquer hora. Ele também vai te ajudar buscando informações que você necessite para o trabalho.


Vision 03: Networked Mobility
Os carros estarão em permanente diálogo com outros veículos e com a infra-estrutura do tráfego.


Vision 04: Accident-free driving
Sensores, câmeras e lasers vão mapear as redondezas onde o automóvel se encontra, permitindo assim, identificar níveis de proximidade e prevenindo automaticamente acidentes.


Vision 05: Custom-made cars
Você poderá modificar a cor do seu carro por dentro e por fora e a disposição de itens no interior, como os bancos, poderá ser alterada.


Se interessou? veja você mesmo no site:
http://www.volkswagen2028.com/ em inglês, alemão ou espanhol.

Lá você pode conferir os 3 protótipos de carros que serão vendidos em 2028 (Não, eles ainda não vão sair voando pelos céus...):

- On e - um micro carro que comporta apenas o motorista e tem capacidade para se acoplar a outros iguais;



- Ego - um automóvel para satisfazer as particularidades do condutor ao dirigir, que se adapta as condições do tráfego e do meio ambiente; e


- Room - um carro grande para a família cujos assentos podem ficar na posição cara-a-cara dos que estão na frente para os que sentam atrás.


Além destes modelos, no site também é possível obter informações sobre o Up! Concept, híbrido que foi apresentado no Salão de Frankfurt, em 2007.



Os profissionais que desenvolvem todas essas propostas explicam um pouco dos projetos, em forma de entrevistas.

Tudo parece muito promissor e bonito, mas eu me pergunto: e se ocorrer uma pane nos sistemas virtuais em que a vida do futuro, segundo quem trabalha nisso, estará sustentada? E se a internet, mesmo que evolua enormemente, falhar ou mesmo parar de funcionar por dias?
Estarão as pessoas e o mundo preparadas para isso?
E ainda: 20 anos são suficientes para desenvolver, adaptar e implementar tudo isso?
E mais: ainda há tanta desigualdade, tanta fome, tanta injustiça no mundo... Essas tecnologias parecem caminhar em direção a um isolamento e individualismo cultivado ainda maior da raça humana... Mas... que é sedutora: isso é!

3 comentários:

  1. quero um *---*
    carmba, é muito tempo, achoq vai ser até ultrapassado XD

    aopskoaksoas, mas eu quero um ;p

    ResponderExcluir
  2. pena q o mundo va cabar em 2012

    :/

    ResponderExcluir
  3. nossa o.O
    cara, voce é seguidora do meu blog, e seria importante se voce desse uma olhada nos dois ultimos posts...
    www.chamsvemond.blogspot.com

    ResponderExcluir